sexta-feira, 20 de abril de 2012

Espaços Educativos

Área da Música

A expressão musical desempenha um papel importante na vida das crianças. 

Ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade, a música também promove autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética.





A Cozinha

Na cozinha a criança prepara receitas simples, como bolos, biscoitos, sanduíches, pizzas e sumos.
Também adquire hábitos de higiene na manipulação dos alimentos e observa o seu processo de transformação.
Todas as atividades na cozinha devem  ser realizadas com a maior segurança, não tendo a criança qualquer acesso a objetos que possam oferecer-lhe perigo.





Parque Infantil

A escola deve dispor de uma estrutura adequada para o recreio da criança: o parque infantil.

Brincar é muito importante porque, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba. Brincar favorece o crescimento físico, mental e emocional, além de proporcionar a socialização, levando a criança a viver e a conviver de forma saudável. 

A criança que gosta de brincar saberá desfrutar a vida, aprenderá a procurar a felicidade e sentir-se-á segura com as suas habilidades.














Espaços Educativos

Área das Casinhas


Além de recrear a criança, este espaço proporciona a agilidade de fazer e receber visitas, de falar ao telefone com a amiga ou com o amigo, também desenvolve a imaginação e inteligência, uma vez que grande parte das mesmas utilizam esta área para retratar comportamentos que observam no seu dia-a-dia, como por exemplo, no seio da sua família.

Ao brincar de faz-de-conta, a criança representa diferentes papéis, transformando-se em "papá", "mama", "bebé", “tia”, entre outros.

Elas adaptam a sua vida real à sua brincadeira, isto é, retratam os seus desejos nas suas brincadeiras, conseguindo assim manter o seu equilíbrio afetivo, emocional e intelectual.




Sala de Estimulação (Psicomotricidade)

Toda criança necessita de oportunidades para fazer acontecer o seu potencial psicomotor de forma agradável e estimuladora.

Por meio de atividades livres e criadoras a criança conhece o seu corpo e descobre a função de cada parte, com os mais diferentes objetos. Assim, conhecerá as suas limitações e aperfeiçoará os seus movimentos.

A criança precisa usar o seu corpo o máximo possível e se sentir livre para desabrochar com toda a intensidade, para que, no futuro, possa ter mais autonomia do que grande parte dos adultos de hoje, frutos de uma educação repressora.

Espaços Educativos

Sala da Oficina


Neste espaço a criança vivencia várias  experiências, faz muitos movimentos, acumula  agilidade para criar objetos e desenvolve a noção da perceção espacial.

durante toda a construção e montagem de objetos, a criança desenvolve e assimila as relações de peso, forma, volume e textura.
Na sala da oficina a criança explora todos os conteúdos de forma descontraída, além de desenvolver o espírito científico e aguçar a curiosidade.



Sala de Jogos

A atividade lúdica, que assenta na utilização de jogos, é o elemento impulsor de todo o processo de alfabetização.

A criança em idade pré-escolar encontra-se ainda no período concreto, precisa manusear  objetos, para desenvolvera capacidade de concentração e de compreensão.

O jogo desenvolve a imaginação, a persistência e exige tomada de iniciativas intelectuais.



Espaços Educativos


Biblioteca
    É um espaço divertido e agradável, onde a criança pode incorporar a importância da escrita e  adquirindo o gosto pela leitura. 


A biblioteca da escola é repleta de livros de histórias infantis, revistas e jornais.






Sala de Informática



O computador desperta na criança uma grande admiração e curiosidade. Com ele as atividades pedagógicas tornam-se extremamente divertidas e interessantes.





Sala da Televisão


No “cinema” da escola a criança assiste a bons filmes infantis, quer sejam recreativos ou de conteúdo pedagógico.

A sala deve estar sempre atualizada com novos filmes, para proporcionar importantes momentos de descontração e aprendizagem para a criança.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Temáticas Pedagógicas


    As Temáticas Pedagógicas são úteis para o processo de aprendizagem das crianças, estas servem de estímulo para a criatividade e o desenvolvimento intelectual. Ao desenvolver atividades pedagógicas com os alunos da pré-escola, os professores conseguem colocar em prática uma aula lúdica, que mistura diversão e conhecimento.
    Nas escolas de educação  infantil encontramos uma diversidade de brinquedos educativos, itens que contribuem com as aulas e que deixam as crianças mais interessadas em aprender. Outros aspectos interessantes desses brinquedos é que eles motivam a interação do grupo, ou seja, os alunos passam a ter um contacto maior entre si na procura da diversão.

    Os jogos pedagógicos costumam trabalhar com a percepção, memorização e lógica da criança. Entre as versões de mais conhecidas, se destacam o quebra-cabeça, os blocos de montar e o jogo da memória. As professoras criativas costumam confeccionar os brinquedos educativos para as atividades pedagógicas na escola juntos com os alunos.

Temas abordados pela Pedagogia

- Aprendizagem de conhecimentos
- Métodos e sistemas pedagógicos
- Dificuldades na aprendizagem
- Didáticas e práticas pedagógicas
- Conteúdos educacionais
- O aluno no processo educativo
- O papel do professor no processo educacional

Noção de Pedagogia

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a desenvolver-se no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspeto teórico quanto no prático. 

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspetos da sociedade e também com as normas educacionais do país.